A trágica história de Carla, a menina que pagou apenas 30 reais numa tatuagem…

Se você está pensando em fazer uma tatuagem, não vá escolher o lugar mais barato!

Pode te acontecer a mesma coisa que aconteceu com a Carla aqui:

É claro que, com esse valor, a tatuagem não iria ficar muito boa mesmo…

É, Carla… Você deveria ter seguido o conselho da sua amiga!

DICAS
Escolha alguns e visite-os. É muito importante certificar-se que o estúdio de tatuagem é limpo e seguro, e que todo o equipamento utilizado é descartável (no caso de agulhas, luvas, máscaras, etc) e esterilizado (todo o material). Alguns estados e cidades tem normas estabelecidas para os estúdios de tatuagem, mas outros não. Você pode ligar para o departamento de saúde do seu estado ou município para saber informações sobre as leis vigentes, para pedir recomendações sobre estúdios de tatuagem licenciados, ou para verificar se existem queixas sobre um estúdio em particular. Os estúdios profissionais geralmente se orgulham de sua limpeza. Aqui estão algumas coisas que você precisa verificar:
Verifique se o estúdio de tatuagem tem um autoclave (um dispositivo que utiliza vapor, pressão, e calor para esterilização). Se você solicitar, os profissionais devem autorizá-lo a assistir para ver que realmente o equipamento está sendo esterilizado com a utilização do autoclave.
Verifique se o tatuador é um profissional licenciado. Se assim for, o tatuador deverá ser capaz de fornecer-lhe referências.
Certifique-se de que o estúdio de tatuagem segue as precauções universais de Segurança do trabalho e de saúde. Estas normas descrevem os procedimentos a serem seguidos quando se lida com fluidos corporais (neste caso, sangue). No Brasil, a agência nacional de vigilância sanitária (ANVISA) criou algumas regras para minimizar os riscos de infecção. Por exemplo, as tintas utilizadas devem ser certificadas pela ANVISA e se não forem, não devem ser utilizadas em tatuagens.
Se o estúdio parecer sujo, se algo parecer fora do comum, ou se você se sentir de alguma forma desconfortável, encontre um lugar melhor para fazer sua tatuagem

É importante que você conheça os procedimentos básicos. Vamos descrever aqui um exemplo do que você pode esperar:
O tatuador primeiro deverá lavar as mãos com um sabonete germicida.
A área do seu corpo a ser tatuada vai ser limpa e desinfetada.
O Tatuador vai colocar luvas limpas e novas (e, possivelmente, uma máscara cirúrgica).
O tatuador irá explicar-lhe o procedimento de esterilização e abrirá os equipamentos descartáveis assim como os esterilizados (como agulhas, etc.)
Usando a máquina de tatuagem (com uma agulha descartável e esterilizada acoplada), o tatuador vai começar a desenhar um esboço da tatuagem sob sua pele.
O esboço será limpo com sabonete anti-séptico e água.
Agulhas mais grossas e esterilizadas serão colocadas na máquina de tatuagem, e o tatuador vai começar a trabalhar no sombreamento do desenho. Depois de limpar a área novamente, o tatuador começará a colorir o desenho. No Brasil, os tatuadores utilizam batoques para separar a tinta que será usada para a tatuagem.
Qualquer gota de sangue será removida por um pano ou toalha esterilizado e descartável.
Quando terminada, a área, na qual se poderá ver a tatuagem finalizada, vai ser limpa novamente, e um curativo será aplicado

Muitas pessoas se preocupam com a dor de uma tatuagem, especialmente se esta for a sua primeira. Fazer uma tatuagem pode doer, mas o nível de dor pode variar. Devido ao fato de que ao fazer uma tatuagem você precisará ser perfurado várias vezes com uma agulha, você pode sentir como se estivesse recebendo várias injeções, ou como se estivesse sendo picado muitas vezes por uma abelha. Algumas pessoas descrevem a sensação de fazer uma tatuagem como de “formigamento”. Tudo isto irá depender do quão resistente a dor você é, da experiência da pessoa que está utilizando a máquina de tatuagem, e onde exatamente em seu corpo você está fazendo a tatuagem. Além disso, é importante manter em mente que você provavelmente vai sangrar um pouco.
Certifique-se de que a tatuagem é algo que você quer usar para decorar seu corpo permanentemente. Se você não tiver certeza, considere colocar uma imagem do desenho em potencial em algum lugar onde você terá que vê-lo todos os dias. Por exemplo, você pode colar o desenho em um caderno ou agenda que você leva com você frequentemente, no seu laptop, ou no painel do seu carro. Depois de algumas semanas, a imagem pode não ser mais tão atraente para você como era antes, e você pode preferir reconsiderar. Ou, você pode amá-la mais do que nunca, e você poderá fazer a tatuagem com mais confiança. Deixe-a durante o tempo que for preciso para que você possa ter certeza.
Faça uma tatuagem temporária antes de fazer uma permanente. Quando você tiver selecionado um desenho e um lugar (no corpo) para fazer a tatuagem, faça uma tatuagem temporária por algum tempo e veja se você está sentindo-se confortável e satisfeito com a tatuagem. Se você se sentir estranho, selecione um outro desenho e um lugar diferente. Isso irá garantir satisfação máxima (e nenhuma preocupação) para quando você resolver fazer uma tatuagem permanente.
Lembre-se de verificar com antecedência todas as informações sobre o estúdio e o tatuador.
Por segurança, leve mais dinheiro com você do que o necessário. Mesmo que você recebeu um valor, se precisar fazer alterações significativas no desenho e o preço for diferente, você terá como fazer o pagamento na hora.
Não se esqueça da gorjeta! Se você estiver fazendo uma tatuagem em um grande estúdio, na maioria dos casos o tatuador não ganha muito bem. Isto significa que as gorjetas são uma boa parte do que ele consegue ganhar no mês. Uma gorjeta sempre é uma ótima forma de expressar a sua gratidão pelo trabalho que ficou tão lindo. Em estúdios menores, o tatuador é o dono do local, mas isto não significa que você não deve dar gorjeta; se você quiser, e puder, ele certamente irá agradecer e apreciar.
Banhe-se. Estar limpo é a melhor maneira de se preparar para o grande dia, e para cuidar da tatuagem. A limpeza é a melhor defesa contra a infecção.
É normal ficar nervoso! É perfeitamente normal e natural sentir um pouco de frio na barriga antes de fazer uma tatuagem. Se você está preocupado sobre a possibilidade de ficar muito nervoso, a dica é levar um bom amigo para fazer companhia e dar-lhe apoio moral.
Avisos
Lembre-se que esta é uma escolha permanente. Você não poderá simplesmente limpá-la. A tatuagem estará no seu corpo para sempre, a menos que você faça algo para cobri-la, ou tente removê-la utilizando cirurgia a laser (que é caríssima e muito dolorida).
Todo mundo lida com a dor de forma diferente. O que foi indolor para o seu melhor amigo pode ser exatamente o oposto para você. Não entre muito profundamente no debate sobre qual área, osso ou nervo é mais ou menos dolorosa, pois cada pessoa é diferente. Uma forma simples de testar a sua tolerância sem o uso de agulhas, é simplesmente beliscar uma parte do seu corpo. Independentemente disso, não deixe que a dor decida onde deve ser a sua tatuagem feita – a dor é temporária e a tatuagem não é! Se você escolher uma área conhecida por ser dolorosa (como as costelas) basta ser paciente com a dor.
Lembre-se – nunca beba álcool, nem use drogas antes de fazer a tatuagem! Você nem sequer deve tomar analgésicos, pois eles também são diluidores do sangue! Alguns remédios também são anticoagulantes, por isso tenha cuidado.
É importante comer bem antes de sair para fazer a tatuagem. Uma boa idéia seria levar um pouco de água, suco, ou um lanche simples e que possa ser consumido sem criar sujeira e confusão, para ter algo à mão, pois caso o nível de açúcar no seu sangue comece a cair, você poderá ingerir alguma coisa. Alguns estúdios de tatuagem tem balas ou algum outro doce disponível, mas é melhor levar o seu próprio lanche, apenas como prevenção, pois os tatuadores não gostam de ver os clientes desmaiando no estúdio. Você também não gostaria que isto ocorresse, por isso é melhor colocar algo dentro da bolsa antes de sair.
Não se esqueça de estar no estúdio na hora marcada. Dependendo das regras do local, se você não for poderá ser cobrada uma taxa, ou poderá perder o depósito. Você precisa entender que existe um profissional a sua espera e se você não for o tatuador estará perdendo dinheiro. Além de ser uma falta de respeito, pode ser que o tatuador acabe ficando bravo. Caso ocorra um imprevisto, ligue antes para avisar e marcar para um outro dia.

FONTE: newsrowl.com

Compartilhe